UGT - Comunicados

Notícias

2017

UGT analisa o Plano Nacional de Reformas no pilar – QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES

2017-01-12
UGT analisa o Plano Nacional de Reformas no pilar – QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES

A UGT realizou hoje na sua sede uma reunião com os seus sindicatos e organizações associadas (CEFOSAP, CITEFORMA, Associação Agostinho Roseta e Centro de Formação Alimentar da Pontinha) uma reunião com o objectivo de se efectuar uma reflexão sobre o Plano Nacional de Reformas, na área da qualificação dos trabalhadores através da FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

Neste encontro os vários intervenientes analisaram o Plano Nacional de Reformas, designadamente o pilar da qualificação dos portugueses e todos os desafios que as áreas da educação, qualificação e formação enfrentam hoje em Portugal. Desde a alocação das verbas deste plano até ao direcionamento das políticas públicas de formação e qualificação, foram vários os temas abordados.

Para a UGT, a educação e a formação sempre mereceram uma atenção muito especial, tendo a nossa Central sindical participado activamente na reforma do ensino secundário, no lançamento das escolas profissionais, na criação do sistema de aprendizagem e no desenvolvimento do sistema de certificações escolares e profissionais.

Acresce a este enquadramento a vontade do Governo de alocar verbas do Portugal 2020 à área da formação profissional, designadamente através dos centros de gestão protocolada do IEFP com os parceiros sociais com assento na CPCS. Tal vontade ficou espelhada no recente acordo de concertação social alcançado no dia 22 de dezembro último, em vias de ser assinado pelos seus subscritores.

Ver fotos (Flickr)