UGT - Comunicados

Notícias

2016

Tempo de Antena - 26 DEZ.16

2016-12-26
Tempo de Antena - 26 DEZ.16

O Secretário-geral da UGT faz em breves minutos uma retrospectiva dos 4 anos de mandato à frente da central, uma análise da situação do País e envia uma mensagem a todos os trabalhadores portugueses.

https://youtu.be/rYHNzhGiVLw

Ver vídeo (Youtube)

Helena Carvalheiro assume a liderança do SBC

2016-12-23
Helena Carvalheiro assume a liderança do SBC

Helena Carvalheiro é a primeira mulher a presidir à Direcção do Sindicato dos Bancários do Centro, em 80 anos de existência do SBC.

A tomada de posse decorreu hoje, no Hotel Dona Inês, em Coimbra, com a presença do Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, da Presidente da UGT, Lucinda Dâmaso, bem como de vários elementos do Secretariado Executivo da UGT.

Maria Helena Carvalheiro, economista, de 52 anos, trabalhadora do banco SantanderTotta, onde desempenhava funções de gestora de clientes de negócios, liderou a lista única nas eleições intercalares que vai completar o mando directivo do SBC.

Além de Helena Carvalheiro transitam da anterior Direcção outros cinco elementos – Carlos Bicho, André Cardoso, Pedro Veiga, Gentil Louro e Manuel António Rodrigues – e entram seis novos: Fernando Pereira, Ilberto Paixão, João Miguel Lopes, Sónia Pinto, Nuno Carvalho e João Manuel Lopes.

A nova Direcção do SBC é constituída pelos seguintes elementos: Helena Maria Faria Carvalheiro (presidente), Carlos Grilo Bicho (vice-presidente), André João Oliveira Cardoso (secretário); Pedro Carmo Henriques Veiga (tesoureiro); Manuel António Ferreira Rodrigues, Ilberto Manuel Pinto da Paixão e João Miguel Silva Lopes (vogais).

Gentil Reboleira Louro e Fernando Miguel Gonçalves Pereira são, respectivamente, secretário e tesoureiro substitutos, enquanto Sónia Josefa Pereira Pinto, Nuno Alexandre Dinis Martins Carvalho e João Manuel Simões Carvalho Lopes são vogais suplentes.

UGT Alcança acordo sobre Salário Mínimo

2016-12-22
UGT Alcança acordo sobre Salário Mínimo

A UGT alcançou hoje, um acordo sobre a subida do salário mínimo nacional (SMN) para os 557€, já em Janeiro, em sede de concertação social.

"Estamos satisfeitos pela forma como o documento foi discutido" Carlos Silva, Secretário-Geral da UGT

Votos de boa sorte e muito sucesso, António Guterres!

2016-12-12
Votos de boa sorte e muito sucesso, António Guterres!

As Nações Unidas dão hoje posse ao seu novo Secretário Geral, o nosso compatriota António Guterres. Numa cerimónia que acontece na sede da ONU, na sala da Assembleia Geral perante os representantes dos 193 estados-membro, António Guterres, considerado por muitos "o melhor de entre nós e da sua geração" levará ao topo do mundo o nome de Portugal e com ele um bocadinho do sentimento de orgulho que todos os portugueses sentem neste momento.

A UGT endereça votos de boa sorte e de muito sucesso na pressecução dos objetivos das Nações Unidos, a favor da paz no mundo, do combate às desigualdades, da valorização do humanismo e da criação de condições para que os trabalhadores possam olhar para o futuro com a esperança de se atingir as metas estabelecidas para o trabalho digno defendidas pela OIT.

UGT reúne com Presidente do Conselho Económico e Social

2016-12-12
UGT reúne com Presidente do Conselho Económico e Social

O Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, recebeu hoje na sede da central sindical, o novo presidente do Conselho Económico e Social, Dr. Correia de Campos.

Esta reunião serviu para, além da habitual apresentação de cumprimentos, abordar as questões e preocupações relativas ao CES, bem como para o novo Presidente do CES lançar o que considera serem os futuros desafios deste organismo no atual contexto económico e social do país.

Da delegação da UGT fizeram ainda parte a Presidente, Lucinda Dâmaso e os Secretários Gerais Adjuntos, Luis Correia, Nobre dos Santos e Paula Bernardo.