XII Congresso SINDITE | Delegados reelegem Dina Carvalho para um novo mandato

2021-10-24
XII Congresso SINDITE | Delegados reelegem Dina Carvalho para um novo mandato

O Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (SINDITE) reelegeu a dirigente Dina Carvalho para mais um mandato como Secretária-geral.

Num ambiente tranquilo e de união, o SINDITE realizou, no passado sábado, dia 23 de Outubro, mais uma reunião magna para a eleição dos órgãos sociais para os próximos quatro anos.

O arranque dos trabalhos foi assinalado com uma homenagem sentida ao presidente Edgar Loureiro, que faleceu no passado mês de Junho. Com a presença da família, os delegados, em presença ou virtualmente, assistiram a um vídeo com os momentos mais marcantes da vida sindical do ex-presidente. A cerimónia culminou com a entrega de lembranças à família.

Seguiu-se a sessão de abertura do congresso com a participação dos Secretários-gerais da UGT e da FESAP, Carlos Silva e José Abraão, respectivamente.

Um dia longo de trabalho, com a apresentação de um plano de acção com as reivindicações dos TSDT’s, numa época que se prevê de grandes lutas no sector da saúde.  A sessão culminou com a eleição, por maioria, dos novos órgãos sociais do SINDITE.

SIC | UGT congratula-se com a aprovação de matérias sugeridas pela central

2021-10-22
SIC | UGT congratula-se com a aprovação de matérias sugeridas pela central

A UGT congratula-se com o alargamento da compensação por despedimento e com a reposição do valor das horas extraordinárias.

Estas foram algumas das propostas da UGT que tiveram acolhimento no documento aprovado ontem em conselho de ministros.

Declarações do Secretário-geral Adjunto da UGT

Fonte: SIC

TSF | UGT entende que é essencial revisitar o Código do Trabalho

2021-10-21
TSF | UGT entende que é essencial revisitar o Código do Trabalho

A UGT analisa as áreas que considera essenciais alterar no Código do Trabalho e para as quais a central sindical ficou sem resposta por parte do Executivo de António Costa.

Oiça aqui as declarações de Sérgio Monte, Secretário-geral Adjunto.

Fonte: TSF

RTP | UGT reafirma as suas propostas para a Agenda do Trabalho Digno

2021-10-20
RTP | UGT reafirma as suas propostas para a Agenda do Trabalho Digno

No final da reunião de concertação social, o Secretário-geral Adjunto da UGT, Sérgio Monte, afirmou que as propostas do Governo para o documento da Agenda para o Trabalho Digno, estão longe do que a UGT pretende.

Para o dirigente sindical, uma verdadeira Agenda para o Trabalho Digno "implicava uma revisitação ao Código do Trabalho, promovendo algumas alterações à legislação laboral", nomeadamente nos despedimentos e no valor das compensações por despedimento.

Fonte: RTP

Envelhecimento Ativo e Saudável

2021-10-14
Envelhecimento Ativo e Saudável

A UGT lançou um artigo sobre o Envelhecimento Ativo e Saudável.

Um documento de análise da actual situação nacional e no qual a central reafirma como essencial a adoção de um verdadeiro quadro estratégico nacional para o envelhecimento, com envolvimento efectivo dos parceiros sociais, que permita a implementação de medidas concretas que adequem as respostas de saúde, com especial relevo para os cuidados de longa duração e de reabilitação.