Ala de Quadros

Teletrabalho e o direito a desligar

2020-12-11
Teletrabalho e o direito a desligar

A Ala de Quadros compartilha o resultado apresentado pelo Eurofound de uma série de webinares e estudos efetuados sobre o teletrabalho e que reflete a situação nos diferentes estados-membros da Europa.

A diversidade a nível legislativo sobre o exercício de funções em teletrabalho, principalmente no que respeita ao direito a desligar, evidencia a a necessidade urgente de uma diretiva a nível europeu.

Ver link

Ala de Quadros na Assembleia Geral do Eurocadres 2020

2020-11-30
Ala de Quadros na Assembleia Geral do Eurocadres 2020

A situação na Bielorrússia, a inteligência artificial, o direito a desligar, a transparência salarial em função do género e o lançamento do EndStress.EU foram os temas em debate na Assembleia Gera do Eurocadres 2020 que teve lugar no passado dia 15 de Outubro e na qual esteve presente a Presidente da Ala de Quadros da UGT, Elizabeth Barreiros.

Ver link

Resultados do inquérito sobre o impacto da Covid-19 nos sindicatos dos Bancos centrais europeus

2020-09-30

A Ala de Quadros da UGT divulga os resultados do inquérito sobre o impacto da Covid-19 nos sindicatos dos Bancos centrais do Eurosistema e do Banco Central Europeu.

Consulte o relatório no link abaixo (EN)

UGT na linha da frente na protecção dos trabalhadores

2020-04-08
UGT na linha da frente na protecção dos trabalhadores

A UGT tem estado na linha da frente na apresentação de propostas que visam proteger os trabalhadores e garantir a manutenção do emprego. Numa época de tamanha incerteza continuaremos a lutar para reduzir ao máximo os efeitos desta crise sem precedentes que tantas famílias já afetou. Contamos com todos, com a ajuda de todos, com as sugestões de todos que querem o mesmo que nós: mais e melhores condições para todos os trabalhadores independentemente do momento que atravessamos.

A UGT, através da Ala de Quadros, teve acesso à carta enviada pelo Presidente do Comité Permanente dos Sindicatos dos Bancos Centrais Europeus, Thierry Desanois, à Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde (em inglês) na qual solicita um reforço dos apoios aos trabalhadores, soluções para preservar os postos de trabalho de milhões de pessoas afetadas por esta Pandemia e, naturalmente, apelar à solidariedade da instituição no sentido de fazer um donativo à Organização Mundial de Saúde tendo por base uma percentagem dos lucros obtidos pelo BCE, estimados 2.366 milhões de euros, mais 790 milhões em relação a 2018.