Comissão de Juventude

CJ na "European Youth Academy on the Future of Work"

2019-04-02
CJ na "European Youth Academy on the Future of Work"

O presidente da Comissão de Juventude, Carlos Moreira, é um dos participantes da "European Youth Academy on the Future of Work" uma iniciativa organizada da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), que decorre em Turim, entre os dias 01 e 05 de Abril, no Centro Internacional de Formação da OIT.

Nesta formação os jovens dirigentes sindicais irão abordar as questões da digitalização do mundo do trabalho, as migrações, o desenvolvimento sustentável, o diálogo social e igualdade de género, entre outras temáticas que dizem respeito ao movimento sindical jovem.

CJ em tertúlia sobre os jovens e o mercado de trabalho

2019-03-15
CJ em tertúlia sobre os jovens e o mercado de trabalho

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira foi convidado para participar, a 14 de Março, numa tertúlia organizada pela JSD de Vale de Cambra. Este encontro onde esteve presente também a presidente da Concelhia da JSD, Ana Rita Martins, teve como objectivo aproximar os jovens à visão do movimento sindical sobre o futuro do trabalho, as questões das condições laborais dos jovens, nomeadamente as formas atípicas de contratação. A sessão contou ainda com a presença do Secretário Executivo, Luís Costa e do Presidente da Concelhia do PSD, João Carvalho, ex-membro da Comissão de Juventude da UGT, no anterior mandato.

CJ UGT debate as questões do Ano da CPLP para a Juventude

2019-02-21
CJ UGT debate as questões do Ano da CPLP para a Juventude

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT,  Carlos Moreira, esteve presente no dia 20 de fevereiro, no seminário organizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) dedicado ao “Contributo da Sociedade Civil para o Ano da CPLP para a Juventude”, que teve lugar no auditório do Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa.

O programa do evento contemplou dois painéis subordinados aos temas "Inovação Social e Negócios de Impacto na CPLP" e "Mobilidade Académica e Transferência de Conhecimento na CPLP".

Recorde-se que no passado dia 30 de janeiro, a CPLP declarou o ano de 2019 como “Ano da CPLP para a Juventude”, alinhando o tema com a agenda da cooperação da CPLP e a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O “2019: Ano da CPLP para a Juventude” pretende fortalecer a participação efetiva dos jovens da Comunidade no planeamento, na implementação, na monitorização e na avaliação das políticas de desenvolvimento na CPLP, designadamente no quadro da realização bem-sucedida dos ODS.

CJ reúne na cidade do Porto

2019-02-08
CJ reúne na cidade do Porto

A Comissão de Juventude da UGT promoveu a sua reunião ordinária do Secretariado na cidade do Porto, uma iniciativa que pretende desenvolver a lógica da descentralização e de proximidade aos jovens dirigentes sindicais das várias estruturas que integram o universo UGT.

A reunião que se realizou na sede do SINDEL teve como objectivo debater as questões de organização e mobilização dos jovens para o 1º de Maio, que este ano se realiza na cidade de Braga. Foram ainda abordadas as várias iniciativas onde a CJ irá intervir, quer a nível nacional quer internacional, com destaque para o 14º Congresso da Confederação Europeia de Sindicatos.

Aproveitando o facto de se encontrar na cidade do Porto, a Comissão deslocou-se à sede do SBN para uma reunião com os seus jovens dirigentes sindicais, no sentido de debater as questões que afectam os jovens trabalhadores, as pressões do meio laboral e as dificuldades de previsibilidade e de conciliação da vida pessoal e profissional.

UGT recebe IMT para debater acesso à profissão nas terapêuticas não convencionais

2019-02-05

Uma delegação a UGT, constituída pelo Presidente da Comissão da Juventude, Carlos Moreira, e pela Secretária-geral Adjunta, Dina Carvalho, receberam para uma reunião na sede da central sindical o Director Executivo do Instituto de Medicina Tradicional e membro da FNEMTCA (Federação Nacional das Escolas de Medicina Tradicional), Frederico Carvalho.

Este encontro, solicitado pela federação, teve como objectivo articular posições sobre a problemática das terapêuticas não convencionais e sobre o enquadramento profissional e o acesso ao mercado de trabalho dos estudantes destas áreas.