UGT - Comissões

Nayla Glaise eleita Presidente do Eurocadres

2021-10-26
Nayla Glaise eleita Presidente do Eurocadres

Durante o 6º. Congresso do Eurocadres, realizado em Madrid de 20 a 21 de outubro, Nayla Glaise, membro da UGICT-CGT, foi eleita presidente, assumindo o papel do presidente cessante, Martin Jefflén.

Membro do Presidium desde 2017, tendo exercido a função de Tesoureira, de 2017 a 2021, Nayla torna-se, assim, a primeira mulher a assumir a presidência do Eurocadres.

“Congratulo-me com esta eleição, numa altura em que os sindicatos poderão orientar os trabalhadores europeus através das mudanças que estamos a viver, como a digitalização, a transição ecológica e a recuperação da pandemia”

Presidente da Ala de Quadros eleita para o Presidium do Eurocadres

2021-10-26
Presidente da Ala de Quadros eleita para o Presidium do Eurocadres

De 20 a 22 de Outubro, teve lugar o 6º. Congresso do Eurocadres, no qual foram debatidas as prioridades do futuro do trabalho.

Neste encontro que teve a cidade de Madrid como pano de fundo, foi eleita para o Presidium do Eurocadres, a representante da UGT, Elizabeth Barreiros, que assume pela primeira vez a função relevante e exigente de executive officer.

Os Quadros e Técnicos Superiores terão um papel vital na transição para uma Europa digital. Desta forma, as prioridades políticas para 2021-2025 adotadas pelo Congresso centraram-se na liderança responsável como base principal para as transformações do mundo laboral.

Nayla Glaise, referiu, no seu primeiro discurso como recém-eleita Presidente do Eurocadres, a importância da drástica mudança que o mundo do trabalho sofreu nos últimos 18 meses. Para além da pandemia de COVID-19, as transições ecológica e digital alteraram o papel e as expectativas dos técnicos e dos gestores, tanto do ponto de vista das empresas como dos trabalhadores. As prioridades políticas agora adotadas durante o congresso permitirão influenciar o futuro do trabalho em domínios como a digitalização, a inteligência artificial, o teletrabalho e a saúde e segurança no trabalho, proporcionando proteção aos trabalhadores através de um quadro legal mais forte no futuro.

A importância dos sindicatos para garantir a proteção ao longo deste período de mudança não pode ser sobrestimada e, apesar dos desafios dos últimos 18 meses, o Eurocadres conseguiu transmitir as preocupações dos trabalhadores junto dos principais parceiros sociais. É necessário prever regulamentação que proteja os trabalhadores, com profissionais e gestores que exijam uma distinção clara entre a ética profissional pessoal e a responsabilidade social das empresas, através de legislação em matéria de direitos humanos sobre o dever de diligência e da regulamentação em matéria de riscos psicossociais.

A versão inglesa completa do programa encontra-se disponível aqui

Mecanismos de denúncia de irregularidades | Guia de Boas Práticas do Eurocadres

2021-07-26
Mecanismos de denúncia de irregularidades | Guia de Boas Práticas do Eurocadres

Qual deve ser o papel dos sindicatos na denúncia de irregularidades? Quais as práticas internas que devem ser implementadas para estabelecer uma cultura que promova a denúncia de irregularidades?

O Guia da Eurocadres é o resultado de um projeto financiado pela Comissão Europeia, realizado em cooperação com a Protect, a instituição de caridade de denúncias do Reino Unido com mais de 25 anos de experiência no aconselhamento dos trabalhadores sobre direitos de denúncia e na promoção das melhores práticas entre os empregadores. A Protect também faz parte do WhistleblowerProtection.EU, a campanha de diretiva de denúncia de irregularidades e plataforma de defesa criada pelo Eurocadres.

A UGT elaborou a tradução do Guia de Boas Práticas para português.

Aceda ao documento no link abaixo

Ver link

Proteção de denunciantes | Lançamento de nova plataforma

2021-06-03
Proteção de denunciantes | Lançamento de nova plataforma

A Eurocadres, em conjunto com a Whistleblowing International Network (WIN) e a Transparency International EU, lançaram hoje uma nova plataforma, que substitui a que já existia anteriormente e contém agora uma nova funcionalidade muito útil com informação sobre como estão a decorrer os processos de transposição da diretiva pelos respectivos E-M:

EU Whistleblowing Monitor

A informação desta plataforma vai sendo atualizada regularmente através de 30 editores de cada país.

EUROCADRES lança nova ferramenta online de denúncias dedicada aos sindicatos

2021-05-27
EUROCADRES  lança nova ferramenta online de denúncias dedicada aos sindicatos

A Eurocadres organizou várias formações em toda a Europa no âmbito do seu projeto “Whistleblowing in European workplaces”.

Os resultados do projeto incluem um kit de ferramentas de transposição, bem como uma ferramenta de auto-aprendizagem exclusiva para representantes sindicais.

O curso online está disponível em seis idiomas: inglês, francês, alemão, polonês, espanhol e italiano.

Aceda AQUI ao curso online começe já a utilizar as novas ferramentas de aprendizagem