UGT - Comissões

Mecanismos de denúncia de irregularidades | Guia de Boas Práticas do Eurocadres

2021-07-26
Mecanismos de denúncia de irregularidades | Guia de Boas Práticas do Eurocadres

Qual deve ser o papel dos sindicatos na denúncia de irregularidades? Quais as práticas internas que devem ser implementadas para estabelecer uma cultura que promova a denúncia de irregularidades?

O Guia da Eurocadres é o resultado de um projeto financiado pela Comissão Europeia, realizado em cooperação com a Protect, a instituição de caridade de denúncias do Reino Unido com mais de 25 anos de experiência no aconselhamento dos trabalhadores sobre direitos de denúncia e na promoção das melhores práticas entre os empregadores. A Protect também faz parte do WhistleblowerProtection.EU, a campanha de diretiva de denúncia de irregularidades e plataforma de defesa criada pelo Eurocadres.

A UGT elaborou a tradução do Guia de Boas Práticas para português.

Aceda ao documento no link abaixo

Proteção de denunciantes | Lançamento de nova plataforma

2021-06-03
Proteção de denunciantes | Lançamento de nova plataforma

A Eurocadres, em conjunto com a Whistleblowing International Network (WIN) e a Transparency International EU, lançaram hoje uma nova plataforma, que substitui a que já existia anteriormente e contém agora uma nova funcionalidade muito útil com informação sobre como estão a decorrer os processos de transposição da diretiva pelos respectivos E-M:

EU Whistleblowing Monitor

A informação desta plataforma vai sendo atualizada regularmente através de 30 editores de cada país.

EUROCADRES lança nova ferramenta online de denúncias dedicada aos sindicatos

2021-05-27
EUROCADRES  lança nova ferramenta online de denúncias dedicada aos sindicatos

A Eurocadres organizou várias formações em toda a Europa no âmbito do seu projeto “Whistleblowing in European workplaces”.

Os resultados do projeto incluem um kit de ferramentas de transposição, bem como uma ferramenta de auto-aprendizagem exclusiva para representantes sindicais.

O curso online está disponível em seis idiomas: inglês, francês, alemão, polonês, espanhol e italiano.

Aceda AQUI ao curso online começe já a utilizar as novas ferramentas de aprendizagem

Teletrabalho e o direito a desligar

2020-12-11
Teletrabalho e o direito a desligar

A Ala de Quadros compartilha o resultado apresentado pelo Eurofound de uma série de webinares e estudos efetuados sobre o teletrabalho e que reflete a situação nos diferentes estados-membros da Europa.

A diversidade a nível legislativo sobre o exercício de funções em teletrabalho, principalmente no que respeita ao direito a desligar, evidencia a a necessidade urgente de uma diretiva a nível europeu.

Ver link

Ala de Quadros na Assembleia Geral do Eurocadres 2020

2020-11-30
Ala de Quadros na Assembleia Geral do Eurocadres 2020

A situação na Bielorrússia, a inteligência artificial, o direito a desligar, a transparência salarial em função do género e o lançamento do EndStress.EU foram os temas em debate na Assembleia Gera do Eurocadres 2020 que teve lugar no passado dia 15 de Outubro e na qual esteve presente a Presidente da Ala de Quadros da UGT, Elizabeth Barreiros.

Ver link