UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Mulheres

Newsletter Nº3 - O que pensam os dirigentes sindicais sobre a Igualdade de Género

2018-03-30
Newsletter Nº3 - O que pensam os dirigentes sindicais sobre a Igualdade de Género

No mês que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Comissão de Mulheres da UGT decidiu dedicar esta newsletter ao tema da igualdade de género e de uma forma mais próxima aos sindicatos, colocou algumas questões aos dirigentes sindicais, àqueles que dão a cara na defesa dos direitos dos trabalhadores nos diversos sectores. 

"Será que precisamos de mais mulheres no poder político?" "Porque razão não existem mais mulheres em lugares de chefia?" 
"Será que as mulheres têm as mesmas oportunidades que os homens em Portugal?" ou  "Como é que o movimento sindical vive a questão da igualdade?" 

Leia no link abaixo a terceira Newsletter da Comissão de Mulheres, dedicada ao tema da Igualdade de Género.

Ver link

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

2018-03-08
8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher a Comissão de Mulheres da UGT saúda todas as mulheres que nas suas diversas atividades contribuem para o progresso do país.

A Comissão de Mulheres da UGT aproveita a oportunidade para recordar alguns factos que continuam a evidenciar a necessidade de lutar pelo aprofundamento dos direitos das mulheres tanto no plano laboral como nos outros planos da vida social.

A discriminação salarial continua a ser uma realidade. As mulheres ganham em média menos 17,8% que os homens em tarefas de igual valor. Os obstáculos à conciliação da vida profissional, familiar e social continuam a afetar mais as mulheres. A pobreza manifesta-se mais entre as mulheres idosas do que entre os homens. A representatividade das mulheres nos lugares mais elevados de decisão, quer no setor público quer no privado, continua a ser significativamente inferior à dos homens.

Fórum TSF: A desigualdade salarial entre homens e mulheres aumentou em Portugal

2018-03-08
Fórum TSF: A desigualdade salarial entre homens e mulheres aumentou em Portugal

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, o Fórum TSF abordou esta questão com ênfase no aumento das desigualdades salariais entre homens e mulheres em Portugal.

O que está a falhar? Damos pouca importância a este problema? As mulheres queixam-se pouco? De uma forma global, temos uma sociedade mais paritária ou as mulheres ainda sentem o peso da discriminação?

A UGT foi convidada a participar através da Presidente da Comissão de Mulheres, Lina Lopes, que na sua intervenção afirmou que esta é uma questão que tem sido abordada pela central sindical junto do Executivo, alertando para a necessidade de ser dar um passo em frente na aplicação da Lei nesta matéria.

Além disso fez ainda referência ao trabalho da central sindical e da Comissão de Mulheres com jovens do ensino profissional na abordagem a estas questões, visando um maior esclarecimento e uma mudança de mentalidades.

Oiça as declarações de Lina Lopes no link abaixo

Newsletter Nº 2 - Violência no Local de Trabalho

2018-02-23
Newsletter Nº 2 - Violência no Local de Trabalho

Leia no link abaixo a segunda Newsletter da Comissão de Mulheres, dedicada ao tema da Violência no Local de Trabalho.

Este número contou com as participações especiais da CIG e da APAV.

Ver link

Lina Lopes em Évora

2018-01-18
Lina Lopes em Évora

No âmbito do Parlamento dos Jovens, numa sessão sobre a “Igualdade de Género” a Presidente da Comissão de Mulheres da UGT, Lina Lopes, foi a convidada, ontem, da estrutura local da UGT e do IEFP, para apoiar a preparação dos  jovens do ensino profissional do 10º ao 12º ano do Centro para a sua participação na iniciativa do Parlamento dos Jovens. 

Com uma intervenção sobre o tema “Educar pela Igualdade e Estereótipos de Género” a dirigente esteve perante uma vasta plateia de alunos do centro de Formação, Serviços de Emprego e Formação de Évora, que também está de parabéns pela sua abertura, cada vez maior, ao exterior, proporcionando aos seus alunos e formandos uma diversidade de meios e ofertas de reflexão em torno de temas pertinentes.

“É pela educação que podemos transformar mentalidades” referiu Lina Lopes, visivelmente satisfeita com a adesão dos jovens e da estrutura local do Instituto a esta iniciativa.

Nesta palestra esteve acompanhada pela Secretária Executiva da UGT – Évora, Adelaide Almeida (na foto ao centro) e o Director (interino) do IEFP Rui Estriga.

Parlamento dos Jovens

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR), organizada em colaboração com o Ministério da Educação, o Instituto Português da Juventude e outras entidades, com o objectivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da actualidade.
Trata-se de um projeto que é desenvolvido ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país que desejarem participar, culminando com duas Sessões Nacionais que se realizam anualmente na Assembleia da República.

O tema em debate para o ano lectivo de 2017/2018 comum às duas edições (ensinos básico e secundário) é Igualdade de Género.

(Fonte: Jornal Registo)