UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Mulheres

CM junta os parceiros sociais num debate sobre a conciliação da vida profissional e familiar

2019-11-26

O tema da conciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal foi o mote do seminário organizado pela Comissão de Mulheres da UGT, nesta segunda-feira e que juntou na sede da UGT a maioria dos representantes dos parceiros sociais: confederações sindicais e patronais e o Governo.

A sessão de abertura contou com as intervenções da Presidente da Comissão de Mulheres da UGT, Lina Lopes, e da Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), Joana Gíria.

Depois teve lugar uma mesa composta pelos representantes dos parceiros sociais, sindicais e patronais, que moderados pela jornalista Paula Magalhães, tomaram a palavra e deram a conhecer à audiência as visões de cada organização sobre a conciliação e as medidas que têm sido negociadas em termos de concertação e negociação colectiva com vista a uma melhoria da conciliação da vida profissional e familiar dos trabalhadores portugueses.

O encerramento deste encontro esteve a cargo do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, em representação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, inicialmente prevista para fazer as conclusões desta iniciativa.

CM assinala os 100 anos da OIT e a Igualdade de Género

2019-11-25
CM assinala os 100 anos da OIT e a Igualdade de Género

A Comissão de Mulheres da UGT realizou no dia 25 de Novembro, um seminário no âmbito das comemorações do centenário da Organização internacional do Trabalho (OIT) sobre a Igualdade de Género, designadamente sobre as questões das mulheres no combate à violência e ao assédio no trabalho.

No dia em que se assinalava o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a abertura desta iniciativa contou com a presença da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Teresa Fragoso, do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, e da Diretora do Escritório da OIT em Lisboa, Mafalda Troncho.

Seguiu-se um painel dedicado à temática da violência e do assédio no trabalho, cujas apresentações estiveram a cargo da perita da OIT, Albertina Jordão, que abordou a questão na perspetiva das normas internacionais do trabalho, e a Presidente da CIG, que deu a visão das boas praticas governamentais a nível nacional.

A sessão de encerramento esteve a cargo da Presidente da Comissão de Mulheres da UGT, Lina Lopes.

UGT debate as questões da Igualdade de Género na Islândia

2019-11-05
UGT debate as questões da Igualdade de Género na Islândia

A Comissão de Mulheres da UGT, representada pela dirigente Cristina Trony, participou no seminário dedicado do tema “Igualdade de Género – A chave para o desenvolvimento económico e social na Europa e além”, que teve lugar entre os dias 31 de Outubro e 01 de Novembro, em Reykjavik, na Islândia.

No painel dedicado aos mecanismos institucionais, a representante da Comissão de Mulheres da UGT apresentou as questões das licenças parentais.

A finalidade deste evento centrou-se na intenção de reforçar e promover a cooperação no âmbito do Mecanismo Financeiro EEA Grants, assim como partilhar e disseminar boas práticas e experiências no âmbito da Igualdade de Género.

Esta Conferência foi uma iniciativa coorganizada entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), enquanto Operadora do Programa Conciliação e Igualdade de Género (Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021), o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia, o Norwegian Equality and Anti-Discrimination Ombud (LDO) e o Financial Mechanism Office (FMO).

Estiveram presentes entidades com intervenção no campo da Igualdade de Género, quer da parte dos países doadores (Noruega, Islândia e Liechtenstein), quer dos países beneficiários.

UGT debate as perspectivas para um futuro com igualdade

2019-09-20
UGT debate as perspectivas para um futuro com igualdade

A UGT, na pessoa da Presidente da Comissão de Mulheres, Lina Lopes, participa hoje num seminário organizado pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), com o mote “O futuro da igualdade” e que tem como objectivo assinalar as quatro décadas de progresso pela igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

A dirigente sindical participa numa mesa redonda que junta os parceiros sociais num debate sobre as perspectivas para um futuro com igualdade.

Este evento foi presidido pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, e contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

Leia no link abaixo o contributo deixado pela Comissão de Mulheres da UGT para assinalar os 40 anos da CITE na defesa da Igualdade de Oportunidade entre Homens e Mulheres.

Aceda à Fotogaleia AQUI

Ver link

UGT e CIG promovem ações de sensibilização sobre «Inclusão no mundo do trabalho»

2019-04-05

A Comissão de Mulheres da UGT e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) desenvolveram em conjunto uma parceria para o desenvolvimento de um ciclo de acções de sensibilização sobre a situação dos trabalhadores LGBTI em contexto laboral.

Este é um projeto, que decorre de um protocolo celebrado com a CIG em 2017, de promoção da igualdade de género e combate à discriminação com base na orientação sexual e identidade de género, uma iniciativa também ela pioneira nos sindicatos e na UGT, que pretende alertar todas e todos para a importância da defesa dos Trabalhadores e das Trabalhadoras e a sua Inclusão no mundo do trabalho.

Numa primeira fase realizou-se, no dia 26 de Fevereiro, uma ação de formação a todos os negociadores coletivos sobre o tema LGBT com o propósito de desconstruir e desmistificar preconceitos.

No dia 26 de março, durante a manhã, no secretariado nacional da UGT foi apresentada uma carta sobre a diversidade no local de trabalho (VER LINK ABAIXO) e à tarde realizou-se um seminário sobre o tema Inclusão no mundo de trabalho- LGBT, onde estiveram presentes convidados oradores ligados a empresas para uma reflexão sobre este tema.