Durante os últimos anos dedicaste grande parte do teu tempo ao sindicalismo jovem e democrático, lutaste com a garra que te é reconhecida pelos direitos dos jovens trabalhadores portugueses.
Mais uma vez, o teu desprendimento pelas posições de destaque veio ao de cima, e como sempre colocaste o colectivo acima do individual.
Mereces o respeito de todos, pela ombridade, pela verticalidade, pela solidariedade que transmites a quem te rodeia e teve a honra de partilhar um pouco do seu tempo contigo.
Este não é um momento de despedida, é apenas um até já!
OBRIGADO VANIA FERREIRA
A Comissão de Juventude da UGT
A Comissão de Juventude da UGT organizou no dias 29, 30 e 31 de Maio, o 2º Encontro Nacional de Jovens UGT, no Hotel Axis Ofir, em Ofir.
Este encontro, veio no sentido de dar seguimento ao último Encontro em Ferreira do Zêzere e foi dedicado às questões de avaliação e implementação da Garantia Jovem assim como sobre a Problemática das Relações Laborais, contando para tal com a participação de vários especialistas na matéria.
Sob o lema "JUNTOS CRIAMOS FUTURO" os debates, grupos de trabalho, workshops e também muita diversão marcaram mais um Encontro Nacional de Jovens UGT, do qual saiu mais reforçado o movimento sindical, mas também a convicção de que novas politicas são necessárias para combater o flagelo do desemprego jovem, da precariedade, da desvalorização salarial e da emigração forçada.
Porque o sindicalismo jovem, democrático e moderno vai também além da luta por melhores condições de trabalho.
Amizade, Solidariedade, Companheirismo, Espirito de Equipa, Alegria, Camaradagem.
CJ UGT - Juventude Sindical, ao teu serviço!
O 1º Encontro Nacional de Jovens UGT cumpriu com todas as expectativas a que se propôs. Num ambiente de elevada participação e envolvimento, estes jovens sindicalistas, oriundos dos mais diversos sectores e recantos país, discutiram as questões da empregabilidade jovem e da renovação sindical.
O painel “Portugal, este país não é para jovens?” ficou profundamente marcado pelo surto de emigração que atinge a juventude portuguesa, e de uma voz unânime, todos os intervenientes sustentaram a tese que nenhum país consegue melhorar a sua competitividade empurrando para a emigração forçada, centenas de milhares de jovens altamente qualificados.
A precariedade galopante dos jovens trabalhadores foi tema central do segundo painel, onde foi evidenciado o atual contexto legislativo e apontado um caminho alternativo de reforço da proteção social e da estabilidade laboral como forma de promoção e dinamização da economia.
Depois de na parte da manhã ter havido uma discussão de alto nível, com acadêmicos de renome, a tarde foi dominada pelas propostas dos jovens sindicalistas que se dividiram em quatro grupos de trabalho para debater e apresentar a suas propostas relativamente às medidas de apoio à empregabilidade jovem e à renovação sindical.
A apresentação das conclusões dos diferentes grupos de trabalho demonstrou uma forte motivação dos jovens sindicalistas e lançou as bases para a afirmação do movimento sindical jovem com propostas de elevado interesse e pertinência.
No domingo de manhã houve ainda oportunidade para uma atividade focada no desenvolvimento das capacidades de liderança. Esta atividade outdoor serviu para realçar a importância do trabalho de equipa, do bom planeamento e da inclusão.
A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, que demonstrou abertura para com as preocupações dos jovens sindicalistas e comprometeu-se em fomentar e apoiar uma maior participação dos mesmos junto dos seus respetivos sindicatos.
A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, que demonstrou abertura para com as preocupações dos jovens sindicalistas e comprometeu-se em fomentar e apoiar uma maior participação dos mesmos junto dos seus respetivos sindicatos.
Intervenção do Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Bruno Teixeira, nas comemorações do 1º de Maio de 2014 - Lisboa