Foi eleito o Secretariado da Comissão de Juventude da UGT pelo plenário de sindicatos realizado hoje na sede da central.
Com 65 votos a favor, zero contra e zero nulos e brancos, a Comissão de Juventude completa a sua equipa com os seguintes elementos:
Carlos Moreira - Presidente (SINTAP)
Ângela Filipe - Vice-Presidente (SBSI)
Efectivos
Ana Rita Apolinário - SITESE
Verónica Poças - SBN
Hugo Bahut - SINDEL
Liliana Canha - SINDEQ
Daniela Figueiredo - SINDITE
Suplentes
Tiago Kalidas - SINDETELCO
Inês Reis - SPZN
Balanço da reunião com o Sr. Ministro do Trabalho e o Sr. Secretário de Estado do Emprego, onde a Comissão de Juventude da UGT entregou o seu Caderno Reivindicativo para a Juventude.
Simultâneamente foram criadas as bases para a nova rede de cooperação sindical jovem dos países do Sul da Europa, o MEYTUN.
No âmbito duma reunião sindical entre o Secretariado do Comitê Jovem da CES (Confederação Europeia de Sindicatos) e os jovens líderes sindicais das centrais sindicais portuguesas, espanholas e italianas, a Comissão de Juventude da UGT solicitou uma reunião ao Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Vieira da Silva e ao Sr. Secretário de Estado do Emprego, Dr. Miguel Cabrita, para discutir a situação do emprego jovem nos países do sul da Europa.
A Comissão de Juventude da UGT entregou ao Sr. Ministro e ao Sr. Secretário de Estado, o seu Caderno Reivindicativo para a Juventude, que tem como ponto central o combate à precariedade.
O Caderno Reivindicativo incide sobre as áreas consideradas essencias para melhorar as condições de trabalho dos jovens trabalhadores portugueses, nomeadamente as políticas ativas de emprego, o combate ao desemprego, a Garantia Jovem, a formação/educação, a mobilidade, a precariedade e a negociação coletiva.
Entre outras, constam medidas como a ligação do estágios profissionais à criação líquida de emprego, uma maior regulamentação do recurso ao outsourcing e ao trabalho temporário, a coesão territorial e a criação dum programa que promova uma justa transição geracional nas empresas, o Contrato de Gerações.
Em representação da CJ UGT estiveram presentes nesta reunião, o Presidente da CJ UGT, Bruno Teixeira e a Vice Presidente da CJ UGT, Angela Filipe.
A delegação internacional foi liderada pelo Presidente do Comité Jovem da CES, Tom Vrijens.
Consulte AQUI o Caderno Reivindicativo da Juventude
A sede do SINDEL (Sindicato Nacional da Industria e Energia) serviu de palco para a conferência organizada pelo Comissão de Juventude do SINDEL no passado dia 29 de Outubro de 2016.
Esta conferência, que contou com a participação do Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Bruno Teixeira, serviu para reforçar e melhorar a intervenção jovem no mundo sindical.
Foram abordadas as questões sobre a importância do sindicalismo para as novas gerações, bem como a necessidade de reforçar as organizações representativas dos trabalhadores com quadros jovens, devidamente qualificados e preparados para uma defesa eficaz dos trabalhadores.
A Comissão de Juventude da UGT organizou nos dias 15 e 16 de Outubro em Setúbal uma formação destinada a jovens sindicalistas no âmbito do melhoramento da comunicação sindical dirigida a jovens trabalhadores.
Esta ação de formação contou com a presença de jovens dirigentes sindicais oriundos de diversas organizações filiadas na UGT e esteve a cargo do reconhecido jovem jornalista Pedro Mendonça.
Durante o fim de semana os jovens sindicalistas aperfeiçoaram, em contexto prático, a sua aptidão em comunicar de forma mais eficiente e afirmativa, assim como aprenderam técnicas específicas de como lidar com o stress, a pressão jornalística e entrevistas televisionadas.
Esta foi uma das três ações de formação que a Comissão de Juventude da UGT irá desenvolver pelo país, de forma a dar a mesma oportunidade a jovens dirigentes sindicais de outras regiões.
A sessão de abertura contou ainda com a presença do Presidente da UGT - Setúbal, Rui Godinho e o encerramento do evento ficou a cargo do Secretário Executivo da UGT, Joaquim Mendes Dias.