UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Juventude

UGT recebe IMT para debater acesso à profissão nas terapêuticas não convencionais

2019-02-05
UGT recebe IMT para debater acesso à profissão nas terapêuticas não convencionais

Uma delegação a UGT, constituída pelo Presidente da Comissão da Juventude, Carlos Moreira, e pela Secretária-geral Adjunta, Dina Carvalho, receberam para uma reunião na sede da central sindical o Director Executivo do Instituto de Medicina Tradicional e membro da FNEMTCA (Federação Nacional das Escolas de Medicina Tradicional), Frederico Carvalho.

Este encontro, solicitado pela federação, teve como objectivo articular posições sobre a problemática das terapêuticas não convencionais e sobre o enquadramento profissional e o acesso ao mercado de trabalho dos estudantes destas áreas.

CJ UGT na APDASC SUMMIT 2019

2019-01-20
CJ UGT na APDASC SUMMIT 2019

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira, foi convidado no passado sábado para participar na APDASC SUMMIT promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, para debater o Emprego e o Estatuto do Animador Sociocultural.

Na sua intervenção o jovem dirigente sindical reafirmou a importância do papel dos sindicatos na sociedade portuguesa, na defesa do pluralismo, dos direitos e da democracia, na luta por melhores condições de vida e de trabalho. Além disso teve ainda oportunidade de defender a necessidade de construção de sinergias entre estruturas sindicais e as associações no sentido de melhor defender os animadores socioculturais, numa clara definição do papel dos animadores nas IPSS’s e nas Misericórdias.

 

Fórum Empregabilidade da Ordem dos Nutricionistas - "Os sindicatos são a voz dos que não podem falar"

2018-12-10
Fórum Empregabilidade da Ordem dos Nutricionistas -  "Os sindicatos são a voz dos que não podem falar"

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira, foi o convidado da Ordem dos Nutricionistas, no passado dia 7 de Dezembro, para debater, num fórum dedicado à empregabilidade, o papel dos sindicatos na contratação coletiva e a importância da sindicalização, demonstrando que os sindicatos são o último esteio da defesa dos trabalhadores.

“Os sindicatos são a voz dos que não podem falar”, afirmou Carlos Moreira.

O jovem dirigente da UGT defendeu a luta da central pela contração por tempo indeterminado, em detrimento das restantes formas de contratação como contratos a termo, recibos verdes e empresas intermediárias.

Ver link

CJ UGT debate o Trabalho Digno em iniciativa da JS

2018-12-03
CJ UGT debate o Trabalho Digno em iniciativa da JS

A Comissão de Juventude (CJ) da UGT esteve nos dias 01 e 02 de Dezembro, representada pelo seu presidente, Carlos Moreira, na primeira edição do Fórum do Trabalho Digno promovido pela Juventude Socialista, em Torres Vedras.

Esta iniciativa de âmbito nacional teve como objetivo debater a temática do trabalho e a sua relação com os movimentos sindicais, com o futuro da social democracia e ainda os novos paradigmas do Estado Social.

O Presidente da Comissão da Juventude da UGT participou num painel dedicado ao tema “O Trabalho e os movimentos sindicais” ao lado da deputada do Partido Socialista e ex-dirigente da UGT, Wanda Guimarães.

Na sua intervenção, Carlos Moreira reafirmou a importância dos sindicatos enquanto último esteio da defesa dos trabalhadores e da importância dos mais jovens se sindicalizarem tornando-os mais fortes na luta pelos seus direitos.

Para Carlos Moreira "os sindicatos só se renovarão se os jovens se sindicalizarem. Porque apesar de muitos vaticinarem que os sindicatos estão acabados, a verdade é que eles se continuam a revelar como o último esteio de defesa dos direitos dos trabalhadores."

A constituição do movimento sindical em Portugal, bem como a importância da negociação colectiva foram outros dos temas que mereceram destaque no discurso do jovem dirigente sindical.

Ver link

CJ UGT reúne com Secretário-geral da JS

2018-10-11
CJ UGT reúne com Secretário-geral da JS

A Comissão de Juventude da UGT esteve ontem reunida com o Secretário-geral da Juventude Socialista (J.S), Ivan Gonçalves.

Este encontro teve como objetivo debater alguns temas, desde logo a questão do acordo para alterações à legislação laboral assinado entre a UGT e as confederações patronais no passado mês de junho, a abordagem ao projeto de recomendação sobre disparidades salariais apresentado por um conjunto de deputados do PS, bem como a troca de impressões sobre o emprego jovem, a digitalização do mercado de trabalho, entre outras questões.

Ver link