UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Juventude

Presidente do CNJ participa no 14º Congresso da UGT

2022-04-26
Presidente do CNJ participa no 14º Congresso da UGT

Nos passados dias 23 e 24, realizou-se o 14º Congresso da UGT Portugal, marcado pela saída do Secretário-Geral, Carlos Silva, e a eleição dos novos órgãos da central para o quadriénio 2022-2026, onde se destaca a eleição do novo Secretário Geral, Mário Mourão.

Durante a reunião magna da UGT, a Comissão de Juventude recebeu o Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Rui Oliveira, que participou na sessão de abertura. Esta presença demonstra a estreita relação de trabalho entre a UGT e o CNJ.

A sua presença honrou muito os delegados do congresso, em particular as dezenas de jovens entre os cerca de 800 presentes.

Ainda durante os trabalhos, a Comissão teve oportunidade de apresentar o seu relatório, pelas palavras do nosso Presidente, Carlos Moreira.

#4 Podcast UGT TALKS com Carlos Moreira, Presidente da Comissão de Juventude

2022-04-20
#4 Podcast UGT TALKS com Carlos Moreira, Presidente da Comissão de Juventude

O que querem os jovens sindicalistas? O que leva um jovem a aderir a um sindicato? Sabes o que é a Comissão de Juventude e o seu trabalho?

Estas e outras questões foram debatidas com o Carlos Moreira no seu último mandato como presidente.

UGT participa na Semana da Juventude da ETUI/CES

2022-02-02
UGT participa na Semana da Juventude da ETUI/CES

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira, participa na semana da Juventude organizada pelo Instituto Sindical Europeu (ETUI) da Confederação Europeia de Sindicatos (ETUC/CES), entre os dias 31 de Janeiro e 04 de Fevereiro de 2022, em Sesimbra.

Esta iniciativa pretende juntar jovens sindicalistas europeus para um debate sobre as formas de influência do movimento sindical nas decisões da União Europeia.

Nos últimos anos, o movimento sindical europeu tem desempenhado um papel estratégico na mobilização, monitorização e influência do processo de decisão da UE com propostas e relatórios impactantes em diferentes questões da área do trabalho.

Para que a influencia do movimento sindical se mantenha, existe uma forte necessidade de maximizar a utilização de meios à disposição da ETUC/CES para melhorar o impacto da agenda sindical a nível europeu, com a utilização de campanhas e mobilizações, junto das instituições da U.E.

UGT elege representante no Conselho Fiscal do CNJ

2022-01-17
UGT elege representante no Conselho Fiscal do CNJ

A Comissão de Juventude elegeu para o Conselho Fiscal do Conselho Nacional de Juventude, a jovem Andreia Soeiro.

A assembleia-geral do CNJ, que teve lugar no passado dia 16 de Janeiro, elegeu um novo presidente para o mandato 2022/2024, o representante do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Rui Oliveira.

Andreia Soeiro, a jovem sindicalista eleita em representação da Comissão de Juventude da UGT, tem 24 anos, é assistente operacional e activista sindical do SINTAP, desde 2018.

Este é um motivo de orgulho para a Comissão de Juventude da UGT e demonstra que os jovens sindicalistas continuam a dar a cara na defesa dos direitos dos trabalhadores portugueses.

#3 Podcast UGT TALKS com Pedro Lopes, Presidente do SITESE

2021-10-22
#3 Podcast UGT TALKS com Pedro Lopes, Presidente do SITESE

O podcast da Comissão de Juventude da UGT com o recém-eleito Presidente do SITESE, Pedro Lopes.

O futuro e o papel dos sindicatos, as novas formas de atrair trabalhadores para o movimento sindical, o combate à precariedade e o futuro da UGT foram algumas das questões abordadas na conversa conduzida pelo Presidente da UGT - Comissão de Juventude, Carlos Moreira.