UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Juventude

Comissão de Juventude da CES tem agora mais força

2015-10-01
Comissão de Juventude da CES tem agora mais força

Os jovens sindicalistas europeus alcançaram no Congresso da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) que decorre em Paris, mais uma vitória. Após uma revisão estatuária, a Comissão de Juventude da CES passará, a partir deste congresso, a ter acesso a dois lugares no Comité Executivo da confederação, com direito a voto.

Os delegados da UGT votaram favoravelmente a esta revisão, o que significará tornar a voz da juventude europeia mais audível junto dos órgãos de decisão do movimento sindical.

13º Congresso da CES : "Não há tempo a perder, urge integrar os jovens no mercado de trabalho”

2015-09-29
13º Congresso da CES : "Não há tempo a perder, urge integrar os jovens no mercado de trabalho”

O Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz e o Presidente da República francesa, François Hollande realçam que “não há tempo a perder, urge integrar os jovens no mercado de trabalho”.

Na cerimónia de abertura do 13º Congresso da CES, que decorre em Paris, entre os dias 29 de Setembro e 2 de Outubro, a problemática do desemprego jovem foi uma das questões que mais mereceu destaque por parte do Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, assim como do Presidente francês, François Hollande.

Martin Schulz sublinhou que “o que está em causa é o futuro da União Europeia, sendo fundamental encontrar respostas para os cinco milhões de jovens europeus desempregados.” Numa clara alusão, às consequências nefastas que a política de austeridade trouxe aos países europeus, afirmou que “é essencial encontrar um maior equilíbrio entre os países do Norte e os países do Sul da Europa”. O combate ao dumping social, à concorrência de direitos entre os diversos Estados membros, assim como à eternização da precariedade dos jovens trabalhadores na Europa, deve estar no topo da agenda dos líderes políticos europeus. Acrescentou não conseguir conceber uma Europa que não garanta a estabilidade necessária a toda uma geração, sob o pretexto da competitividade globalizada.

Dentro da mesma linha de pensamento, esteve o presidente francês, François Hollande, que apontou o caminho do crescimento económico como solução para a criação de empregos em profunda correlação com o relançamento do diálogo social, como uma das ferramentas base à saída da crise. “A Europa precisa duma governação económica que esteja em convergência com os direitos sociais e salariais”, chegando mesmo a propor a criação dum “Eurogrupo Social”.

“Muito mais do que agir, é preciso agir rapidamente” disse, sublinhando que “a Europa tem uma história de progresso e de solidariedade que não pode ser abandonada”.

FOTOGALERIA - SESSÃO DE ABERTURA

CJ da UGT associa-se a acção de solidariedade do SINDEQ

2015-09-18
CJ da UGT associa-se a acção de solidariedade do SINDEQ

A Comissão de Juventude da UGT associa-se à acção de solidariedade do SINDEQ, o Festival da Juventude "Todos por Um" que se realiza em Ponte de Sôr nos próximos dias 18 e 19 de Setembro e que se destina à angariação de fundos para um menino Pontessorense que tem uma leucemia rara. 

Consulte AQUI o cartaz do festival

CJ UGT no II Fórum dos Movimentos Sociais

2015-07-04
CJ UGT no II Fórum dos Movimentos Sociais

Decorreu, no Porto, o II Fórum dos Movimentos Sociais, que contou com várias organizações da sociedade civil e no qual a CJ UGT também marcou presença.

Para a CJ UGT, esta foi uma oportunidade para junto de jovens atores políticos e sociais, promover a democracia sindical, defender a importância do dialogo social e trocar algumas impressões sobre as principais prioridades defendidas para os jovens trabalhadores portugueses.

CJ UGT presente na "Conferência Jovem UE 2020 - Por uma Europa melhor"

2015-07-02
CJ UGT presente na "Conferência Jovem UE 2020 - Por uma Europa melhor"

Decorreu nos dias 1 e 2 de Julho em Berlim, a "Conferência Jovem UE 2020 - Por uma Europa melhor" cujo objetivo verteu sobre as questões da empregabilidade jovem. Esta conferência de alto nível contou com a presença de representantes da OIT, da Comissão Europeia, assim como da Minsitra alemã do Trabalho.

Durante estes dois dias foram abordadas questões relacionadas com a polítca de emprego jovem, a mobilidade laboral, o emprego do futuro, a poltica de educação e formação.

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Bruno Teixeira, teve ainda oportunidade de participar enquanto orador no painel sobre a mobilidade laboral, onde relaçou as terrivéis consequências para Portugal, resultante da emigração forçada em massa que põe em causa a sustentabilidade futura do país.

Á margem da conferência, os jovens sindicalistas europeus, juntaram-se em frente ao palácio do Reichstag, sede da Chanceleria alemã, com uma ação com fortes e claras mensagens dirigidas aos líderes politicos europeus.

CLIQUE AQUI PARA ACEDER À FOTOGALERIA