UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Juventude

Vídeo: Balanço da Reunião com o Governo e encontro de Jovens Sindicalistas do Sul da Europa

2016-12-22

Balanço da reunião com o Sr. Ministro do Trabalho e o Sr. Secretário de Estado do Emprego, onde a Comissão de Juventude da UGT entregou o seu Caderno Reivindicativo para a Juventude.

Simultâneamente foram criadas as bases para a nova rede de cooperação sindical jovem dos países do Sul da Europa, o MEYTUN.

https://www.youtube.com/watch?v=F4ZR2ZlEi5A

 

Comissão de Juventude da UGT entrega Caderno Reivindicativo para a Juventude ao Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

2016-11-28
Comissão de Juventude da UGT entrega Caderno Reivindicativo para a Juventude ao Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

No âmbito duma reunião sindical entre o Secretariado do Comitê Jovem da CES (Confederação Europeia de Sindicatos) e os jovens líderes sindicais das centrais sindicais portuguesas, espanholas e italianas, a Comissão de Juventude da UGT solicitou uma reunião ao Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Vieira da Silva e ao Sr. Secretário de Estado do Emprego, Dr. Miguel Cabrita, para discutir a situação do emprego jovem nos países do sul da Europa.

A Comissão de Juventude da UGT entregou ao Sr. Ministro e ao Sr. Secretário de Estado, o seu Caderno Reivindicativo para a Juventude, que tem como ponto central o combate à precariedade.

O Caderno Reivindicativo incide sobre as áreas consideradas essencias para melhorar as condições de trabalho dos jovens trabalhadores portugueses, nomeadamente as políticas ativas de emprego, o combate ao desemprego, a Garantia Jovem, a formação/educação, a mobilidade, a precariedade e a negociação coletiva.

Entre outras, constam medidas como a ligação do estágios profissionais à criação líquida de emprego, uma maior regulamentação do recurso ao outsourcing e ao trabalho temporário, a coesão territorial e a criação dum programa que promova uma justa transição geracional nas empresas, o Contrato de Gerações.

Em representação da CJ UGT estiveram presentes nesta reunião, o Presidente da CJ UGT, Bruno Teixeira e a Vice Presidente da CJ UGT, Angela Filipe.

A delegação internacional foi liderada pelo Presidente do Comité Jovem da CES, Tom Vrijens.

Consulte AQUI o Caderno Reivindicativo da Juventude

Comissão de Juventude do SINDEL discutiu em conferência a intervenção jovem no mundo sindical

2016-10-29
Comissão de Juventude do SINDEL discutiu em conferência a intervenção jovem no mundo sindical

A sede do SINDEL (Sindicato Nacional da Industria e Energia) serviu de palco para a conferência organizada pelo Comissão de Juventude do SINDEL no passado dia 29 de Outubro de 2016.

Esta conferência, que contou com a participação do Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Bruno Teixeira, serviu para reforçar e melhorar a intervenção jovem no mundo sindical.

Foram abordadas as questões sobre a importância do sindicalismo para as novas gerações, bem como a necessidade de reforçar as organizações representativas dos trabalhadores com quadros jovens, devidamente qualificados e preparados para uma defesa eficaz dos trabalhadores.

 

 

Comissão de Juventude reforça estratégia de comunicação

2016-10-17
Comissão de Juventude reforça estratégia de comunicação

A Comissão de Juventude da UGT organizou nos dias 15 e 16 de Outubro em Setúbal uma formação destinada a jovens sindicalistas no âmbito do melhoramento da comunicação sindical dirigida a jovens trabalhadores.

Esta ação de formação contou com a presença de jovens dirigentes sindicais oriundos de diversas organizações filiadas na UGT e esteve a cargo do reconhecido jovem jornalista Pedro Mendonça.

Durante o fim de semana os jovens sindicalistas aperfeiçoaram, em contexto prático, a sua aptidão em comunicar de forma mais eficiente e afirmativa, assim como aprenderam técnicas específicas de como lidar com o stress, a pressão jornalística e entrevistas televisionadas.

Esta foi uma das três ações de formação que a Comissão de Juventude da UGT irá desenvolver pelo país, de forma a dar a mesma oportunidade a jovens dirigentes sindicais de outras regiões.

A sessão de abertura contou ainda com a presença do Presidente da UGT - Setúbal, Rui Godinho e o encerramento do evento ficou a cargo do Secretário Executivo da UGT, Joaquim Mendes Dias.

Aceda aqui à fotogaleria

Declaração sobre o Brexit aprovada por unanimidade pelo Comité Jovem da CES

2016-06-24
Declaração sobre o Brexit aprovada por unanimidade pelo Comité Jovem da CES

O Comité Jovem da CES está profundamente consternado com o resultado do referendo no Reino Unido sobre a permanência na União Europeia e apela a uma mudança na política europeia.

O Comité Jovem da CES tem plena consciência que a maioria dos jovens britânicos (72%) votou pela permanência na União Europeia. Este é um claro sinal de que os jovens britânicos não querem o "Brexit". O Comité Jovem da CES continuará a lutar pelos direitos sociais, empregos de qualidade e um projeto europeu inlcusivo por toda a Europa.

A União Europeia precisa duma narrativa que estagne a desintegração da Europa e que responda aos problemas sociais que preocupam as populações de todos os Estados-membro. A não ser que a União Europeia volte a ganhar o seu elan em ativamente gerar mais justiça social e igualdade, o alienamento do projeto europeu continuará a alastrar-se. A União Europeia precisa urgentemente de implementar uma agenda de direitos sociais e de garantir empregos de qualidade e oportunidades.

O Comité Jovem da CES manifesta a sua profunda solidariedade para com os jovens trabalhadores britânicos. Reforçaremos a troca de experiências e a nossa colaboração.

"Chegou o momento dos chefes de Estado da União Europeia alterarem as suas políticas: travar a austeridade, os empregos precários, as desigualdades e a exclusão social na Europa. É fundamental o envolvimento das organizações sindicais e das organizações de juventude neste processo."

Bruxelas, 24 de Junho de 2016