UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Juventude

Encontro de Jovens Bancários SBSI - 2017

2017-10-09
Encontro de Jovens Bancários SBSI - 2017

A Comissão de Juventude do SBSI organizou entre os dias 6 e 8 de Outubro o seu encontro anual de jovens bancários em Maceira, Torres Vedras.

Do programa constaram vários painéis de discussão dedicados ao futuro do trabalho no setor bancário, bem como uma discussão mais alargada sobre o futuro do sindicalismo jovem.

A sessão de abertura ficou a cargo de Angela Filipe, Presidente da Comissão de Juventude do SBSI, e de Rui Riso, Presidente do SBSI.

O assédio e a descriminação no local trabalho também foram destacados com uma intervenção do Dr. José Pereira da Costa, especialista em Direito do Trabalho.

Estiveram ainda presentes neste encontro, Carlos Moreira, Presidente da Comissão de Juventude da UGT e Delphine Santamaria da Comissão de Juventude da "Force Ouvrière (FR)", que se debruçaram sobre as questões ligadas ao sindicalismo jovem.

A sessão de encerramento contou com a presença de Bruno Teixeira, Secretário Executivo da UGT, que aproveitou o momento para abordar as questões da digitalização da economia e o impacto que a mesma terá no sector dos serviços.

Aceda aqui à fotogaleria

SINDEL - Encontro Internacional da Juventude

2017-09-09
SINDEL - Encontro Internacional da Juventude

A Comissão de Juventude do SINDEL com o apoio da Fundação Friedrich Ebert organizou nos dias 9 e 10 de Setembro o "Encontro Internacional da Juventude" que contou com a presença de vários jovens representantes sindicais da Eslovénia, Escócia, Áustria e Portugal.

Este encontro que serviu para partilhar as boas práticas sindicais e para reforçar a rede de intervenção internacional do SINDEL contou também com a presença do Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, e dos Secretários Gerais Adjuntos, Luís Correia e Sérgio Monte, assim como do Secretário Executivo, Bruno Teixeira.

Carlos Silva realçou a importância do esforço de renovação e de aposta clara na juventude que o SINDEL está a fazer. Lembrou ainda os desafios sindicais que os trabalhadores da Autoeuropa neste momento atravessam e que o SINDEL é um exemplo de como uma organização democrática deve atuar nestas situações.

Questionado por um dos participantes sobre a possibilidade dos acordos serem apenas aplicados aos sócios do sindicato subscritor e que os mesmos não deveriam ser extensível aos trabalhadores não sindicalizados, Sérgio Monte lembrou um norma da OIT que não permite a descriminação laboral entre trabalhadores sindicalizados e não-sindicalizados, afirmando no entanto que essa é uma questão que o movimento sindical terá de enfrentar num futuro muito próximo.

Já o Secretário Executivo, Bruno Teixeira, centrou a sua intervenção na importância da cooperação sindical internacional, nomeadamente no âmbito da CES e da influencia positiva que a mesma tem tido no processo de inversão das políticas austeritárias prosseguidas pela Comissão Europeia nos últimos anos.

Aceda AQUI à fotogaleria

 

 

Eleito o Secretariado da Comissão de Juventude

2017-05-26
Eleito o Secretariado da Comissão de Juventude

Foi eleito o Secretariado da Comissão de Juventude da UGT pelo plenário de sindicatos realizado hoje na sede da central.

Com 65 votos a favor, zero contra e zero nulos e brancos, a Comissão de Juventude completa a sua equipa com os seguintes elementos:

Carlos Moreira - Presidente (SINTAP)
Ângela Filipe - Vice-Presidente (SBSI)

Efectivos
Ana Rita Apolinário - SITESE
Verónica Poças - SBN
Hugo Bahut - SINDEL
Liliana Canha - SINDEQ
Daniela Figueiredo - SINDITE

Suplentes
Tiago Kalidas - SINDETELCO
Inês Reis - SPZN

Vídeo: Balanço da Reunião com o Governo e encontro de Jovens Sindicalistas do Sul da Europa

2016-12-22

Balanço da reunião com o Sr. Ministro do Trabalho e o Sr. Secretário de Estado do Emprego, onde a Comissão de Juventude da UGT entregou o seu Caderno Reivindicativo para a Juventude.

Simultâneamente foram criadas as bases para a nova rede de cooperação sindical jovem dos países do Sul da Europa, o MEYTUN.

https://www.youtube.com/watch?v=F4ZR2ZlEi5A

 

Comissão de Juventude da UGT entrega Caderno Reivindicativo para a Juventude ao Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

2016-11-28
Comissão de Juventude da UGT entrega Caderno Reivindicativo para a Juventude ao Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

No âmbito duma reunião sindical entre o Secretariado do Comitê Jovem da CES (Confederação Europeia de Sindicatos) e os jovens líderes sindicais das centrais sindicais portuguesas, espanholas e italianas, a Comissão de Juventude da UGT solicitou uma reunião ao Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Vieira da Silva e ao Sr. Secretário de Estado do Emprego, Dr. Miguel Cabrita, para discutir a situação do emprego jovem nos países do sul da Europa.

A Comissão de Juventude da UGT entregou ao Sr. Ministro e ao Sr. Secretário de Estado, o seu Caderno Reivindicativo para a Juventude, que tem como ponto central o combate à precariedade.

O Caderno Reivindicativo incide sobre as áreas consideradas essencias para melhorar as condições de trabalho dos jovens trabalhadores portugueses, nomeadamente as políticas ativas de emprego, o combate ao desemprego, a Garantia Jovem, a formação/educação, a mobilidade, a precariedade e a negociação coletiva.

Entre outras, constam medidas como a ligação do estágios profissionais à criação líquida de emprego, uma maior regulamentação do recurso ao outsourcing e ao trabalho temporário, a coesão territorial e a criação dum programa que promova uma justa transição geracional nas empresas, o Contrato de Gerações.

Em representação da CJ UGT estiveram presentes nesta reunião, o Presidente da CJ UGT, Bruno Teixeira e a Vice Presidente da CJ UGT, Angela Filipe.

A delegação internacional foi liderada pelo Presidente do Comité Jovem da CES, Tom Vrijens.

Consulte AQUI o Caderno Reivindicativo da Juventude