UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Juventude

Comissão de Juventude da UGT entrega Caderno Reivindicativo para a Juventude ao Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

2016-11-28
Comissão de Juventude da UGT entrega Caderno Reivindicativo para a Juventude ao Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

No âmbito duma reunião sindical entre o Secretariado do Comitê Jovem da CES (Confederação Europeia de Sindicatos) e os jovens líderes sindicais das centrais sindicais portuguesas, espanholas e italianas, a Comissão de Juventude da UGT solicitou uma reunião ao Sr. Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. Vieira da Silva e ao Sr. Secretário de Estado do Emprego, Dr. Miguel Cabrita, para discutir a situação do emprego jovem nos países do sul da Europa.

A Comissão de Juventude da UGT entregou ao Sr. Ministro e ao Sr. Secretário de Estado, o seu Caderno Reivindicativo para a Juventude, que tem como ponto central o combate à precariedade.

O Caderno Reivindicativo incide sobre as áreas consideradas essencias para melhorar as condições de trabalho dos jovens trabalhadores portugueses, nomeadamente as políticas ativas de emprego, o combate ao desemprego, a Garantia Jovem, a formação/educação, a mobilidade, a precariedade e a negociação coletiva.

Entre outras, constam medidas como a ligação do estágios profissionais à criação líquida de emprego, uma maior regulamentação do recurso ao outsourcing e ao trabalho temporário, a coesão territorial e a criação dum programa que promova uma justa transição geracional nas empresas, o Contrato de Gerações.

Em representação da CJ UGT estiveram presentes nesta reunião, o Presidente da CJ UGT, Bruno Teixeira e a Vice Presidente da CJ UGT, Angela Filipe.

A delegação internacional foi liderada pelo Presidente do Comité Jovem da CES, Tom Vrijens.

Consulte AQUI o Caderno Reivindicativo da Juventude

Comissão de Juventude do SINDEL discutiu em conferência a intervenção jovem no mundo sindical

2016-10-29
Comissão de Juventude do SINDEL discutiu em conferência a intervenção jovem no mundo sindical

A sede do SINDEL (Sindicato Nacional da Industria e Energia) serviu de palco para a conferência organizada pelo Comissão de Juventude do SINDEL no passado dia 29 de Outubro de 2016.

Esta conferência, que contou com a participação do Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Bruno Teixeira, serviu para reforçar e melhorar a intervenção jovem no mundo sindical.

Foram abordadas as questões sobre a importância do sindicalismo para as novas gerações, bem como a necessidade de reforçar as organizações representativas dos trabalhadores com quadros jovens, devidamente qualificados e preparados para uma defesa eficaz dos trabalhadores.

 

 

Comissão de Juventude reforça estratégia de comunicação

2016-10-17
Comissão de Juventude reforça estratégia de comunicação

A Comissão de Juventude da UGT organizou nos dias 15 e 16 de Outubro em Setúbal uma formação destinada a jovens sindicalistas no âmbito do melhoramento da comunicação sindical dirigida a jovens trabalhadores.

Esta ação de formação contou com a presença de jovens dirigentes sindicais oriundos de diversas organizações filiadas na UGT e esteve a cargo do reconhecido jovem jornalista Pedro Mendonça.

Durante o fim de semana os jovens sindicalistas aperfeiçoaram, em contexto prático, a sua aptidão em comunicar de forma mais eficiente e afirmativa, assim como aprenderam técnicas específicas de como lidar com o stress, a pressão jornalística e entrevistas televisionadas.

Esta foi uma das três ações de formação que a Comissão de Juventude da UGT irá desenvolver pelo país, de forma a dar a mesma oportunidade a jovens dirigentes sindicais de outras regiões.

A sessão de abertura contou ainda com a presença do Presidente da UGT - Setúbal, Rui Godinho e o encerramento do evento ficou a cargo do Secretário Executivo da UGT, Joaquim Mendes Dias.

Aceda aqui à fotogaleria

Declaração sobre o Brexit aprovada por unanimidade pelo Comité Jovem da CES

2016-06-24
Declaração sobre o Brexit aprovada por unanimidade pelo Comité Jovem da CES

O Comité Jovem da CES está profundamente consternado com o resultado do referendo no Reino Unido sobre a permanência na União Europeia e apela a uma mudança na política europeia.

O Comité Jovem da CES tem plena consciência que a maioria dos jovens britânicos (72%) votou pela permanência na União Europeia. Este é um claro sinal de que os jovens britânicos não querem o "Brexit". O Comité Jovem da CES continuará a lutar pelos direitos sociais, empregos de qualidade e um projeto europeu inlcusivo por toda a Europa.

A União Europeia precisa duma narrativa que estagne a desintegração da Europa e que responda aos problemas sociais que preocupam as populações de todos os Estados-membro. A não ser que a União Europeia volte a ganhar o seu elan em ativamente gerar mais justiça social e igualdade, o alienamento do projeto europeu continuará a alastrar-se. A União Europeia precisa urgentemente de implementar uma agenda de direitos sociais e de garantir empregos de qualidade e oportunidades.

O Comité Jovem da CES manifesta a sua profunda solidariedade para com os jovens trabalhadores britânicos. Reforçaremos a troca de experiências e a nossa colaboração.

"Chegou o momento dos chefes de Estado da União Europeia alterarem as suas políticas: travar a austeridade, os empregos precários, as desigualdades e a exclusão social na Europa. É fundamental o envolvimento das organizações sindicais e das organizações de juventude neste processo."

Bruxelas, 24 de Junho de 2016 

4º Encontro Nacional de Jovens UGT - Santa Cruz

2016-06-18
4º Encontro Nacional de Jovens UGT - Santa Cruz

Os jovens sindicalistas da UGT, representando os diversos setores de atividade e oriundos das mais diversas organizações sindicais filiadas nesta central sindical, dedicaram o fim de semana de 18 e 19 de Junho de 2016 às questões da capacitação e da melhoria de organização do movimento sindical jovem.

São muitas as questões que preocupam os jovens sindicalistas, nomeadamente as condições de trabalho precárias em que grande parte da juventude portuguesa se encontra, a resposta que o movimento sindical pode e deve dar aos jovens desempregados, assim como procurar reorganziar o movimento sindical jovem, de forma a corresponder às exigências dos novos tempos.

A sessão de abertura contou a presença do Secretário-geral Adjunto, Luis Correia, que salientou a importância destes eventos, como forma de reforçar os laços sindicais que nos unem, mas também preparar os jovens sindicalistas para os desafios do futuro.

A Secretária Exectiva, Vanda Cruz, abrilhantou um painel dedicado às questões da digitalização da Economia e o impacto que a mesma terá nas relações laborais.

O Workshop "Organizar, Aproximar e Agir" serviu para delinear o caminho comum a seguir e vincar a importância duma estratégia sindical comum para a área da juventude.

O Workshop "Negociação e Compromisso" apostou no desenvolvimento da capacidade de diálogo entre as partes e da sua importância para a democracia representativa, como forma de procurar soluções que sejam o mais abrangente possíveis.

A sessão de encerramente ficou a cargo do Secretário Executivo, Sérgio Monte, que saudou a iniciativa da Comissão de Juventude da UGT e salientou o excelente trabalho que tem sido desenvolvido. A aposta da UGT na formação e capacitação dos jovens sindicalistas é para manter.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Aceda aqui à fotogaleria