UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Juventude

Declaração sobre o Brexit aprovada por unanimidade pelo Comité Jovem da CES

2016-06-24
Declaração sobre o Brexit aprovada por unanimidade pelo Comité Jovem da CES

O Comité Jovem da CES está profundamente consternado com o resultado do referendo no Reino Unido sobre a permanência na União Europeia e apela a uma mudança na política europeia.

O Comité Jovem da CES tem plena consciência que a maioria dos jovens britânicos (72%) votou pela permanência na União Europeia. Este é um claro sinal de que os jovens britânicos não querem o "Brexit". O Comité Jovem da CES continuará a lutar pelos direitos sociais, empregos de qualidade e um projeto europeu inlcusivo por toda a Europa.

A União Europeia precisa duma narrativa que estagne a desintegração da Europa e que responda aos problemas sociais que preocupam as populações de todos os Estados-membro. A não ser que a União Europeia volte a ganhar o seu elan em ativamente gerar mais justiça social e igualdade, o alienamento do projeto europeu continuará a alastrar-se. A União Europeia precisa urgentemente de implementar uma agenda de direitos sociais e de garantir empregos de qualidade e oportunidades.

O Comité Jovem da CES manifesta a sua profunda solidariedade para com os jovens trabalhadores britânicos. Reforçaremos a troca de experiências e a nossa colaboração.

"Chegou o momento dos chefes de Estado da União Europeia alterarem as suas políticas: travar a austeridade, os empregos precários, as desigualdades e a exclusão social na Europa. É fundamental o envolvimento das organizações sindicais e das organizações de juventude neste processo."

Bruxelas, 24 de Junho de 2016