UGT - Comissões

Juventude da UGT debate o futuro do trabalho

2019-12-10
Juventude da UGT debate o futuro do trabalho

A Comissão de Juventude da UGT, representada pelo seu presidente, Carlos Moreira, e por Tiago Kalidás, encontra-se em Turim, entre os dias 09 e 12 de Dezembro, para participar na Conferência de Empoderamento da Juventude Europeia, uma iniciativa conjunta da Organização internacional do Trabalho (OIT) e da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).

Este encontro junta mais de 100 jovens com o objectivo de discutirem o futuro do trabalho, a digitalização, as alterações climáticas e o papel da juventude europeia na transformação das organizações sindicais.

A Juventude do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) também marcou presença nesta conferência com a Presidente da Comissão, Tânia Maltez.

Ver link

CJ da UGT no Encontro de Jovens do SBSI

2019-11-18
CJ da UGT no Encontro de Jovens do SBSI

O Presidente da Comissão de Juventude e Secretário Executivo da UGT, Carlos Moreira esteve no Encontro de Jovens do SBSI subordinado ao tema "A voz dos jovens no futuro do sector".

Na sua intervenção, Carlos Moreira deu a conhecer o trabalho desenvolvido pela Comissão de Juventude da central sindical, tendo também abordado as várias formas de precariedade que afectam hoje a juventude.

Para além da precariedade, destaca-se também a abordagem à digitalização da economia e os seus efeitos no mercado de trabalho, para além da discussão que as alterações climáticas têm colocado aos trabalhadores nos mais diversos sectores laborais.

O encontro que decorreu em Sesimbra entre os dias 15 e 17 deste mês, contou na sessão de abertura com a presença do Presidente do SBSI, Rui Riso.

Clique no link abaixo para aceder à Fotogaleria

Ver link

ETUI - UGT aborda novas ferramentas de sindicalização

2019-11-06
ETUI - UGT aborda novas ferramentas de sindicalização

Os Secretários Executivos da UGT, Carlos Moreira e Emanuel Boieiro, encontram-se em Bruxelas, entre os dias 05 e 07 de Novembro, para participar no curso “Estratégias Sindicais para a Organização Sindical”, promovido pelo Instituto Sindical Europeu (ETUI).

Esta formação pretende dar novas abordagens e ferramentas que permitam dinamizar o processo de sindicalização. Deste encontro fica a mensagem de que é necessário envolver mais os associados nas acções promovidas pelas organizações sindicais.

Comissão de Juventude na Academia sobre Emprego Jovem

2019-10-29
Comissão de Juventude na Academia sobre Emprego Jovem

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira, encontra-se em Turim, entre os dias 28 de Outubro e 01 de Novembro de 2019, para participar na Academia sobre o Emprego Jovem, organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Neste encontro formativo participam representantes sindicais, governamentais e empresariais dos vários países da CPLP.

6º Encontro Nacional de Jovens UGT: Juventude debate Negociação Colectiva

2019-06-01
6º Encontro Nacional de Jovens UGT: Juventude debate Negociação Colectiva

Decorreu entre os dias 1 e 2 de Junho o 6° Encontro Nacional de Jovens da UGT, no Inatel do Luso, sobre a temática da Negociação Colectiva

A sessão de abertura contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, tendo salientado a importância destas formações para dotar os jovens ativistas sindicais das ferramentas necessárias para futuras negociações, tendo destacado ainda a importância dos jovens terem um papel mais ativo dentro das estruturas sindicais.

O encontro contou também com painéis onde se debateu a atualidade da Negociação Colectiva no sector público e no sector privado, tendo contado com a participação de Sérgio Monte, Secretário-geral Adjunto e Coordenador do Departamento de Negociação Colectiva da UGT, José Abraão, Secretário-geral do SINTAP, e Rui Miranda, Secretário-geral do SINDEL.

Um segundo painel foi dedicado de passar da Teoria à prática, onde foi abordado várias  situações existentes nos setores da industria, transportes e da saúde, tendo contado com participação de Adérito Gil, advogado do SINDEL, Emanuel Boieiro, da Direção do Sindicato dos Enfermeiros e Samuel Costa, do SITRA. Este painel culminou numa actividade prática, onde os jovens sindicalistas simularam uma mesa de negociação entre sindicatos e entidades patronais.

A Comissão de Juventude da UGT continua a apostar na formação dos jovens ativistas sindicais dos vários sectores para que o movimento sindical esteja preparado para os desafios do futuro.