UGT - Comissões

ETUI - UGT aborda novas ferramentas de sindicalização

2019-11-06
ETUI - UGT aborda novas ferramentas de sindicalização

Os Secretários Executivos da UGT, Carlos Moreira e Emanuel Boieiro, encontram-se em Bruxelas, entre os dias 05 e 07 de Novembro, para participar no curso “Estratégias Sindicais para a Organização Sindical”, promovido pelo Instituto Sindical Europeu (ETUI).

Esta formação pretende dar novas abordagens e ferramentas que permitam dinamizar o processo de sindicalização. Deste encontro fica a mensagem de que é necessário envolver mais os associados nas acções promovidas pelas organizações sindicais.

Comissão de Juventude na Academia sobre Emprego Jovem

2019-10-29
Comissão de Juventude na Academia sobre Emprego Jovem

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira, encontra-se em Turim, entre os dias 28 de Outubro e 01 de Novembro de 2019, para participar na Academia sobre o Emprego Jovem, organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Neste encontro formativo participam representantes sindicais, governamentais e empresariais dos vários países da CPLP.

6º Encontro Nacional de Jovens UGT: Juventude debate Negociação Colectiva

2019-06-01
6º Encontro Nacional de Jovens UGT: Juventude debate Negociação Colectiva

Decorreu entre os dias 1 e 2 de Junho o 6° Encontro Nacional de Jovens da UGT, no Inatel do Luso, sobre a temática da Negociação Colectiva

A sessão de abertura contou com a presença do Secretário-geral da UGT, Carlos Silva, tendo salientado a importância destas formações para dotar os jovens ativistas sindicais das ferramentas necessárias para futuras negociações, tendo destacado ainda a importância dos jovens terem um papel mais ativo dentro das estruturas sindicais.

O encontro contou também com painéis onde se debateu a atualidade da Negociação Colectiva no sector público e no sector privado, tendo contado com a participação de Sérgio Monte, Secretário-geral Adjunto e Coordenador do Departamento de Negociação Colectiva da UGT, José Abraão, Secretário-geral do SINTAP, e Rui Miranda, Secretário-geral do SINDEL.

Um segundo painel foi dedicado de passar da Teoria à prática, onde foi abordado várias  situações existentes nos setores da industria, transportes e da saúde, tendo contado com participação de Adérito Gil, advogado do SINDEL, Emanuel Boieiro, da Direção do Sindicato dos Enfermeiros e Samuel Costa, do SITRA. Este painel culminou numa actividade prática, onde os jovens sindicalistas simularam uma mesa de negociação entre sindicatos e entidades patronais.

A Comissão de Juventude da UGT continua a apostar na formação dos jovens ativistas sindicais dos vários sectores para que o movimento sindical esteja preparado para os desafios do futuro.

CJ na "European Youth Academy on the Future of Work"

2019-04-02
CJ na "European Youth Academy on the Future of Work"

O presidente da Comissão de Juventude, Carlos Moreira, é um dos participantes da "European Youth Academy on the Future of Work" uma iniciativa organizada da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), que decorre em Turim, entre os dias 01 e 05 de Abril, no Centro Internacional de Formação da OIT.

Nesta formação os jovens dirigentes sindicais irão abordar as questões da digitalização do mundo do trabalho, as migrações, o desenvolvimento sustentável, o diálogo social e igualdade de género, entre outras temáticas que dizem respeito ao movimento sindical jovem.

CJ em tertúlia sobre os jovens e o mercado de trabalho

2019-03-15
CJ em tertúlia sobre os jovens e o mercado de trabalho

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira foi convidado para participar, a 14 de Março, numa tertúlia organizada pela JSD de Vale de Cambra. Este encontro onde esteve presente também a presidente da Concelhia da JSD, Ana Rita Martins, teve como objectivo aproximar os jovens à visão do movimento sindical sobre o futuro do trabalho, as questões das condições laborais dos jovens, nomeadamente as formas atípicas de contratação. A sessão contou ainda com a presença do Secretário Executivo, Luís Costa e do Presidente da Concelhia do PSD, João Carvalho, ex-membro da Comissão de Juventude da UGT, no anterior mandato.