UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Juventude

Parlamento Europeu apela ao reforço da Garantia para a Juventude

2020-10-09
Parlamento Europeu apela ao reforço da Garantia para a Juventude

Com o desemprego jovem a aumentar na UE, os eurodeputados apelaram hoje aos Estados-Membros para que tomem medidas mais robustas para minimizar o impacto da COVID-19 nos jovens.

A taxa de desemprego jovem na UE ascendeu a 17,6% em agosto de 2020 (contra 14,9%, em média, antes da crise da COVID-19) e prevê-se que continue a aumentar acentuadamente, nota o Parlamento Europeu (PE). Em Portugal, a taxa de desemprego jovem em agosto fixava-se nos 26,3%.

Numa resolução aprovada com 574 votos a favor, 77 votos contra e 43 abstenções, o PE insta os Estados-Membros a “garantirem que os jovens que se registam nos programas de Garantia para a Juventude recebam ofertas de emprego, formação, aprendizagem ou estágios de boa qualidade, variadas e adaptadas, incluindo uma remuneração justa”.

 

Financiamento da Garantia para a Juventude deve ser reforçado

A assembleia apela a um aumento do financiamento da Garantia para a Juventude no âmbito do quadro financeiro plurianual (QFP) para 2021-2027, deplorando o facto de, na sua reunião de 17-21 de julho, o Conselho Europeu ter “reduzido significativamente” a alocação obrigatória de recursos do FSE+ em regime de gestão partilhada de 15% para 10%, “o que é totalmente contrário à ambição da União de investir nos jovens”.

Os recursos referidos destinam-se a ações específicas e reformas estruturais destinadas a apoiar o emprego dos jovens.

 

Proibição de estágios e programas de formação e aprendizagem não remunerados

O PE condena a prática de estágios e programas de formação e aprendizagem não remunerados, que “constituem uma forma de exploração do trabalho dos jovens e uma violação dos seus direitos”. Os eurodeputados instam a Comissão e os Estados-Membros, em colaboração com o PE, a introduzir “um instrumento jurídico comum que garanta e imponha uma remuneração justa aos estágios e aos programas de formação e aprendizagem no mercado de trabalho da UE”.

 

Combater a discriminação em todas as suas formas

Os eurodeputados defendem que a Garantia para a Juventude deve ser integrada num “conjunto coerente de políticas sociais e de segurança social”, tendo em conta as “necessidades diversas” dos vários subgrupos que constituem os jovens NEET (que não trabalham, não estudam nem seguem qualquer formação).

“Qualquer tipo de discriminação sofrida pelos jovens, seja por que motivo for, deve ser ativamente combatida nos programas de Garantia para a Juventude”, diz o PE.

Leia a nota de imprensa completa em https://bit.ly/3daGVqb 

© Nota de imprensa retirada do website do Parlamento Europeu

Comissão de Juventude da UGT apresenta propostas para o Garantia Jovem

2020-09-17
Comissão de Juventude da UGT apresenta propostas para o Garantia Jovem

A Comissão de Juventude da UGT (CJUGT) reuniu esta quinta-feira (17 de Setembro) com a Diretora Executiva do Garantia Jovem, Dra. Ana Lima das Neves e o Vice-Presidente do IEFP, Dr. António Leite, nas instalações do IEFP em Xabregas, para apresentar as suas propostas para a nova geração do Programa Garantia Jovem.

No período prévio à discussão da implementação do Garantia Jovem a nível nacional, a CJUGT apresentou o seu contributo para que a efetivação deste instrumento possa assumir um papel categórico na prossecução dos desígnios para que foi idealizado: aumentar a qualificação dos jovens; facilitar a sua transição para o mercado de trabalho e reduzir o desemprego jovem. 

Leia a nota de imprensa na íntegra no link abaixo

UGT Talks - 2.º Podcast da Comissão de Juventude com Rita Saias (CNJ)

2020-07-30
UGT Talks - 2.º Podcast da Comissão de Juventude com Rita Saias  (CNJ)

A Comissão de Juventude apresenta o segundo Podcast da UGT TALKS com Rita Saias, Presidente Conselho Nacional de Juventude.

O papel dos sindicatos, as prioridades do CNJ e as politicas para a juventude a nível nacional e europeu, foram os temas da conversa conduzida pelo Presidente da UGT - Comissão de Juventude, Carlos Moreira.

Assiste ao Podcast no link abaixo

 

CES - Jovens europeus debatem medidas para pressionar a Comissão Europeia

2020-06-02
CES - Jovens europeus debatem medidas para pressionar a Comissão Europeia

O Comité de Juventude da Confederação Europeia de Sindicatos (CES) esteve esta terça-feira reunido em videoconferência para debater a Garantia Jovem.
 
O presidente da UGT - Comissão de Juventude, Carlos Moreira, debateu também com os seus congéneres europeus a construção de um documento para aprovação no Comité Executivo da CES de forma a pressionar a Comissão Europeia.
 

Momentos do 7.º Encontro Nacional de Jovens da UGT

2020-03-23
Momentos do 7.º Encontro Nacional de Jovens da UGT

Vê e partilha os momentos do 7º Encontro de Jovens da UGT - Comissão de Juventude em Évora

Na actual situação de isolamento, estes momentos servem para relembrar os momentos em que estivemos juntos e partilhámos experiências. Estes são momentos para relembrar que efectivamente #JuntosSomosMaisFortes e que no futuro iremos voltar a mostrar a força da juventude sindical da UGT Portugal.