A Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Tânia Maltez, esteve reunida esta manhã com a Federação Nacional da Educação (FNE) e o Sindicato Democrático dos Professores da Grande Lisboa (SDPGL/FNE).
Além da apresentação da nova equipa de Secretariado da Comissão, a jovem dirigente sindical aproveitou a oportunidade para colocar em cima da mesa os problemas que afectam os jovens portugueses e os desafios que o movimento sindical jovem enfrenta actualmente.
A Presidente da Comissão de Juventude, Tânia Maltez, reuniu esta quarta-feira, com representantes da Juventude Socialista (JS) para uma troca de impressões sobre as questões que afetam atualmente a juventude portuguesa e para o desenvolvimento de sinergias entre as duas organizações.
O novo Secretariado da Comissão de Juventude da UGT foi eleito pela esmagadora maioria dos sindicatos, com 98% dos votos.
Com 56 votos a favor e apenas 1 contra, a Comissão de Juventude elegeu para o seu Secretariado: João Miguel Castro (SBN); Ana Filipa Almeida (SPZN); Duarte Tavares (STE); Célia Carneiro (SINDEL); Diogo Garcia (SITESE). E como suplentes: Alexandra Moura (SINDETELCO) e Daniela Figueiredo (SINDITE).
Conheça a composição do novo Secretariado da Comissão de Juventude:
- Tânia Maltez (Mais Sindicato) - Presidente
- Andreia Soeiro (SINTAP) – Vice-Presidente
Efetivos
- João Miguel Castro (SBN)
- Ana Filipa Almeida (SPZN)
- Duarte Tavares (STE)
- Célia Carneiro (SINDEL)
- Diogo Garcia (SITESE)
Suplentes
- Alexandra Moura (SINDETELCO)
- Daniela Figueiredo (SINDITE)
Nos passados dias 23 e 24, realizou-se o 14º Congresso da UGT Portugal, marcado pela saída do Secretário-Geral, Carlos Silva, e a eleição dos novos órgãos da central para o quadriénio 2022-2026, onde se destaca a eleição do novo Secretário Geral, Mário Mourão.
Durante a reunião magna da UGT, a Comissão de Juventude recebeu o Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Rui Oliveira, que participou na sessão de abertura. Esta presença demonstra a estreita relação de trabalho entre a UGT e o CNJ.
A sua presença honrou muito os delegados do congresso, em particular as dezenas de jovens entre os cerca de 800 presentes.
Ainda durante os trabalhos, a Comissão teve oportunidade de apresentar o seu relatório, pelas palavras do nosso Presidente, Carlos Moreira.
O que querem os jovens sindicalistas? O que leva um jovem a aderir a um sindicato? Sabes o que é a Comissão de Juventude e o seu trabalho?
Estas e outras questões foram debatidas com o Carlos Moreira no seu último mandato como presidente.