UGT - Comissões

CJ saúda nova Direcção do CNJ

2020-01-13
CJ saúda nova Direcção do CNJ

Realizou-se no passado dia 12 de Janeiro, em Lisboa, as 83ª e 84ª Assembleias-Gerais do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), encontro que contaram com a presença da UGT, representada pelo Presidente da Comissão de Juventude, Carlos Moreira.

Na 83.ª Assembleia Geral ordinária foram debatidas e votadas posições sobre saúde e bem-estar e ambiente. Já na 84.ª sessão eleitoral do CNJ foram escrutinados os novos órgãos sociais para o biénio 2020/2021, tendo sido eleita como a nova presidente da direcção, Rita Saias, representante da Intercultura – AFS Portugal.

A Comissão de Juventude saúda os novos órgãos eleitos, esperando que estes continuem a assumir o espírito de missão e de compromisso na defesa dos interesses de todos os jovens portugueses. A estrutura sindical demonstrou ainda abertura para desenvolver um trabalho conjunto que promova um diálogo profícuo no estabelecimento de políticas públicas que respondam à expectativas e aspirações dos jovens.

Juventude da UGT debate o futuro do trabalho

2019-12-10
Juventude da UGT debate o futuro do trabalho

A Comissão de Juventude da UGT, representada pelo seu presidente, Carlos Moreira, e por Tiago Kalidás, encontra-se em Turim, entre os dias 09 e 12 de Dezembro, para participar na Conferência de Empoderamento da Juventude Europeia, uma iniciativa conjunta da Organização internacional do Trabalho (OIT) e da Confederação Europeia de Sindicatos (CES).

Este encontro junta mais de 100 jovens com o objectivo de discutirem o futuro do trabalho, a digitalização, as alterações climáticas e o papel da juventude europeia na transformação das organizações sindicais.

A Juventude do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) também marcou presença nesta conferência com a Presidente da Comissão, Tânia Maltez.

Clique AQUI para aceder à Fotogaleria

CJ da UGT no Encontro de Jovens do SBSI

2019-11-18
CJ da UGT no Encontro de Jovens do SBSI

O Presidente da Comissão de Juventude e Secretário Executivo da UGT, Carlos Moreira esteve no Encontro de Jovens do SBSI subordinado ao tema "A voz dos jovens no futuro do sector".

Na sua intervenção, Carlos Moreira deu a conhecer o trabalho desenvolvido pela Comissão de Juventude da central sindical, tendo também abordado as várias formas de precariedade que afectam hoje a juventude.

Para além da precariedade, destaca-se também a abordagem à digitalização da economia e os seus efeitos no mercado de trabalho, para além da discussão que as alterações climáticas têm colocado aos trabalhadores nos mais diversos sectores laborais.

O encontro que decorreu em Sesimbra entre os dias 15 e 17 deste mês, contou na sessão de abertura com a presença do Presidente do SBSI, Rui Riso.

Clique no link abaixo para aceder à Fotogaleria

Ver link

ETUI - UGT aborda novas ferramentas de sindicalização

2019-11-06
ETUI - UGT aborda novas ferramentas de sindicalização

Os Secretários Executivos da UGT, Carlos Moreira e Emanuel Boieiro, encontram-se em Bruxelas, entre os dias 05 e 07 de Novembro, para participar no curso “Estratégias Sindicais para a Organização Sindical”, promovido pelo Instituto Sindical Europeu (ETUI).

Esta formação pretende dar novas abordagens e ferramentas que permitam dinamizar o processo de sindicalização. Deste encontro fica a mensagem de que é necessário envolver mais os associados nas acções promovidas pelas organizações sindicais.

Comissão de Juventude na Academia sobre Emprego Jovem

2019-10-29
Comissão de Juventude na Academia sobre Emprego Jovem

O Presidente da Comissão de Juventude da UGT, Carlos Moreira, encontra-se em Turim, entre os dias 28 de Outubro e 01 de Novembro de 2019, para participar na Academia sobre o Emprego Jovem, organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Neste encontro formativo participam representantes sindicais, governamentais e empresariais dos vários países da CPLP.