UGT - Comissões

Comissões

Ala de Quadros

Presidente da Ala de Quadros eleita para o Presidium do Eurocadres

2021-10-26
Presidente da Ala de Quadros eleita para o Presidium do Eurocadres

De 20 a 22 de Outubro, teve lugar o 6º. Congresso do Eurocadres, no qual foram debatidas as prioridades do futuro do trabalho.

Neste encontro que teve a cidade de Madrid como pano de fundo, foi eleita para o Presidium do Eurocadres, a representante da UGT, Elizabeth Barreiros, que assume pela primeira vez a função relevante e exigente de executive officer.

 

Os Quadros e Técnicos Superiores terão um papel vital na transição para uma Europa digital. Desta forma, as prioridades políticas para 2021-2025 adotadas pelo Congresso centraram-se na liderança responsável como base principal para as transformações do mundo laboral.

Nayla Glaise, referiu, no seu primeiro discurso como recém-eleita Presidente do Eurocadres, a importância da drástica mudança que o mundo do trabalho sofreu nos últimos 18 meses. Para além da pandemia de COVID-19, as transições ecológica e digital alteraram o papel e as expectativas dos técnicos e dos gestores, tanto do ponto de vista das empresas como dos trabalhadores. As prioridades políticas agora adotadas durante o congresso permitirão influenciar o futuro do trabalho em domínios como a digitalização, a inteligência artificial, o teletrabalho e a saúde e segurança no trabalho, proporcionando proteção aos trabalhadores através de um quadro legal mais forte no futuro. 

A importância dos sindicatos para garantir a proteção ao longo deste período de mudança não pode ser sobrestimada e, apesar dos desafios dos últimos 18 meses, o Eurocadres conseguiu transmitir as preocupações dos trabalhadores junto dos principais parceiros sociais. É necessário prever regulamentação que proteja os trabalhadores, com profissionais e gestores que exijam uma distinção clara entre a ética profissional pessoal e a responsabilidade social das empresas, através de legislação em matéria de direitos humanos sobre o dever de diligência e da regulamentação em matéria de riscos psicossociais.

A versão inglesa completa do programa encontra-se disponível aqui