UGT - Comissões

Comissões

Comissão de Juventude

SINDEL - Encontro Internacional da Juventude

2017-09-09
SINDEL - Encontro Internacional da Juventude

A Comissão de Juventude do SINDEL com o apoio da Fundação Friedrich Ebert organizou nos dias 9 e 10 de Setembro o "Encontro Internacional da Juventude" que contou com a presença de vários jovens representantes sindicais da Eslovénia, Escócia, Áustria e Portugal.

Este encontro que serviu para partilhar as boas práticas sindicais e para reforçar a rede de intervenção internacional do SINDEL contou também com a presença do Secretário Geral da UGT, Carlos Silva, e dos Secretários Gerais Adjuntos, Luís Correia e Sérgio Monte, assim como do Secretário Executivo, Bruno Teixeira.

Carlos Silva realçou a importância do esforço de renovação e de aposta clara na juventude que o SINDEL está a fazer. Lembrou ainda os desafios sindicais que os trabalhadores da Autoeuropa neste momento atravessam e que o SINDEL é um exemplo de como uma organização democrática deve atuar nestas situações.

Questionado por um dos participantes sobre a possibilidade dos acordos serem apenas aplicados aos sócios do sindicato subscritor e que os mesmos não deveriam ser extensível aos trabalhadores não sindicalizados, Sérgio Monte lembrou um norma da OIT que não permite a descriminação laboral entre trabalhadores sindicalizados e não-sindicalizados, afirmando no entanto que essa é uma questão que o movimento sindical terá de enfrentar num futuro muito próximo.

Já o Secretário Executivo, Bruno Teixeira, centrou a sua intervenção na importância da cooperação sindical internacional, nomeadamente no âmbito da CES e da influencia positiva que a mesma tem tido no processo de inversão das políticas austeritárias prosseguidas pela Comissão Europeia nos últimos anos.

Aceda AQUI à fotogaleria